ÓTICA PRISMA

x_3d153591

Óculos. Saiba a História

História dos Óculos


Informações históricas retratam que no século 5 a.C., foi encontrado lentes sem grau usadas apenas como adereços,  referências essas obtidas nos textos filosóficos do chinês Confúcio.


A palavra óculos surgiu com termo ocularium, na Antiguidade Clássica.


Era utilizado para desenhar as pequenas aberturas das armaduras dos soldados da época para permitir que os mesmos enxergassem.


As lentes corretivas realmente surgiram no século I d.C. Eram feitas de pedras semipreciosas que, cortadas em tiras finas, davam origem aos óculos de grau para perto.


A descoberta se deve ao matemático árabe Alhazen, que, próximo do ano 1000 d.C., formulou uma teoria sobre a incidência de luz em espelhos esféricos e como isso reagia no olho humano.


Por volta do século 13, na Alemanha, foi criado o primeiro óculos com aro de ferro e unidos por rebites. Se assemelhava a um compasso, não possuía hastes. No século 15 oferecia mais opções em modelos, não possuindo hastes e os mais usados eram os Pince-nez e o lornhons. 


As hastes só vieram fazer parte dos óculos no século 17 e eram usadas para se apoiar às orelhas. 


No Brasil, os óculos surgiram no século 16, com a colonização portuguesa, e eram usados principalmente por religiosos (em sua maioria jesuítas), funcionários da coroa portuguesa, colonos abastados e homens de letras.

Os óculos modernos vieram dar o ar da graça com as experiência em óptica de Robert Grosseteste e seu discípulo Roger Bacon. A fabricação se popularizou na Europa somente no século XIV. Depois deste período os modelos foram se modernizando.


Ademais, o material usado para confecção de armações e lentes foi sendo aprimorado e em 1785 Benjamin Franklin inventou os primeiros óculos bifocais, com duas lentes à frente de cada olho unidas pela armação, possibilitando enxergar de longe e de perto em um único acessório.

Graças à utilização de matérias-primas mais baratas para sua produção e o grande avanço da tecnologia, hoje em dia temos os mais variados tipos de óculos, de diferentes tamanhos, cores, estilos, e para os mais variados gostos. Os óculos tinham a única função de prótese para correção visual, passando a ser um acessório de moda da sociedade moderna.


Maria Isabel para Blog "Óculos? Use e Abuse". Referencias: http://pt.wikipedia.org/wiki/Óculos

Nenhum comentário:

Postar um comentário