ÓTICA PRISMA

x_3d153591

Informação Generalizada - Anomalias da Visão


Vamos abordar de forma generalizada, numa linguagem simples algumas das anomalias visuais mais comuns e, desmistificar assim, alguns bichos-de-sete-cabeças, tais como a miopia, a hipermetropia e, outras, que adiante designaremos.

Entramos muitas vezes numa loja de óculos e na conversa dizemos, "eu tenho miopia", só porque vemos mal ao longe. Muitas vezes é verdade, mas outras, não. Assim, designamos aqui o nome técnico das principais anomalias da visão, aquelas que, direta ou indiretamente, afetam a nossa qualidade de vida!

Avancemos um pouco mais.

Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo, Presbiopia, entre outros. Estas são as anomalias visuais, não são "doenças”, mas muitas delas tem "cura", mediante óculos ou lentes de contacto, e, em alguns casos específicos, por meio de intervenção cirúrgica.

Devemos ter em conta que, quase 80% das emoções, sensações e informações nos chegam através dos olhos. A larga maioria da nossas atividades, movimentos, respostas físicas e ou mentais estão relacionados com a visão em maior ou menor dimensão. São por estes motivos que a visão, é sem dúvida, um dos mais, senão o mais importante dos cinco sentidos. 

Na atualidade, já não basta ver bem. Na realidade em que vivemos temos que ter maior concentração na grande maioria das nossas atividades, notadamente na visão próxima (livros e computadores).

Neste post, e antes de irmos diretamente às anomalias visuais propriamente ditas, vamos fazer uma pequena abordagem à maneira "como vemos" para percebermos, que, por exemplo, não vemos com os olhos, mas através deles.

Sabia disso? 

Quem vê é o cérebro, ele é que decodifica as imagens que são transmitidas pelos olhos. Em suma, os olhos são como "câmaras de filmar" que "apanham" e "transmitem" tudo, mas não percebem nada. Quem tem o trabalho de nos fazer perceber o que os olhos "apanham" é o cérebro, tudo isto em escassos milésimos de segundo. É muito trabalho feito nos "bastidores" para o qual não deliberamos nem o fazemos voluntariamente. É como respirar!

Por isto não podemos conceber a visão isoladamente do resto do nosso organismo e relaciona-la somente com os olhos, já que o cérebro é um autêntico processador de imagens. Receber e manejar essa informação que nos chega através dos olhos é o que devemos chamar de "visão", uma expressão que abarca muitos mais conceitos e que é muito mais completa do que o termo que todos usamos no cotidiano, ao referirmos que não fizemos uma consulta à "vista".




Maria Isabel Bezerra para Blog “Óculos Use e Abuse ”

http://www.ivlc.net/index.php?option=com_content&task=view&id=19&Itemid=31



Carlos Alves - Instituto Visual Luiz de Camões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário